Tribunais Históricos pelo Mundo

Ano passado (2017), um amigo meu me convidou a criar a arte de um mapa. Mas não qualquer tipo de mapa. Ele queria um mapa vintage, um mapa estilo antigo, da época das navegações e dos piratas. Além disso, ele chegou com uma LISTA já pronta (achei incrível) de Tribunais Históricos espalhados pelo mundo, e gostaria que eu desenvolvesse algum tipo de legenda para isso. Tudo isso para colocar no escritório de advocacia dele.

Achei muito incrível essa ideia, e fiquei feliz demais com o convite. Mas o desafio estava lançado. E não era um desafio tão pequeno assim. UM MAPA. Como diachos eu vou colocar um mapa em escala num papel?? E, na real, como eu vou encontrar uma referência top de uma mapa em escala top? kkkk Mil questões foram levantadas em minha mente, contudo, era fantástico o quanto me conectei com a ideia e com a experiência de fazer um mapa.

Então fui lá no escritório medir o local pra ter uma noção do tamanho, e, quando vejo, 1,20 por 0,60 metros. Vish, é grande, mas é isto. RISOS.

Aí vamo nessa né? Comecei a pesquisar referencias de mapas em alta qualidade e em escala, — e não podia ser qualquer escala pra mim, tinha que ser uma escala NÃO eurocêntrica. A gente já sabe que essa escala é completamente deturpada da realidade, né, então uma mais aproximada era o ideal. Depois de muuuuuita luta, consegui encontrar um mapa com uma qualidade top, vou anexar aqui pra vocês hehe.

 

Pronto. A escala do mapa tava resolvida. agora precisava ir atrás de mapas antigos reais, pq achei que seria mais autêntico referências de elementos reais das épocas antigas. Na minha busca encontrei um site com 68.000 mapas antigos (DIGAI) (link: https://www.davidrumsey.com ). Eu fiquei feliz e triste com essa notícia, pq meu perfeccionismo falou alto e eu precisava caminhar por todas as épocas para observar qual é a época que tem elementos cartográficos que mais tem a ver com o que eu queria expressar. Felizmente, eu comecei pelos mais antigos, e foram lá que encontrei elementos que mais me atraíram, barquinhos, peixes, animais, bússolas desenhadas, aí chuva de print kkkk.

Depois disso, fui pra outra parte da pesquisa: pinterest. quem usa sabe que aquilo ali pra vc passar horas e horas sem perceber é uma armadilha kkkkk. Pós 4, leia-se quatro, quatro horas de muita pesquisa no pinterest, selecionei minhas referências favoritas para desenvolver a estrutura do mapa.

Mas a tour das referências ainda não tinha chegado ao final. Tão lembrados dos Tribunais, da legenda… tão? Essa parte por mais trabalhosa que fosse, foi realmente interessante de ser realizada. Fui atrás da história por trás dos mapas, e de quais elementos eu poderia extrair para criar a legenda, seu desenho (quadrante esquerdo-inferior) consegui no site dos mapas antigos (top). E como eu faria as indicações desses tribunais no mapa??? Surgiu uma ideia que ficou logo de cara: fazer como se fossem selos. selos de correio, de viagens, como se fossem marcas de cartões-postais, lembranças, memórias, algo que acredito ser bastante simbólico no mundo dos vai-e-vens.

Consegui extrair símbolos variados, o que me agradou bastante. Peguei escultura de um, arquitetura de outro, os próprios símbolos dos tribunais, até consegui realmente um selo, e este fiz questão de colocar grande, ainda mais porque a arquitetura do lugar é linda e ficou bastante estético. Foi o Selo número IV que corresponde a Corte Europeia de Direitos Humanos.

Quase todos os elementos sendo constituídos, era ora de iniciar a feitura do trabalho, arregaçar as mangas e começar a produzir.

Escolhi o papel como material, e felizmente o tamanho do trabalho correspondia a três folhas de papel A2, e isto facilitou e muito minha vida. Pq ir atrás de papeis de tamanhos mais diversos é RALADO viu? Show de bola, vamos para segunda fase que era aprender a envelhecer papel com café. As vídeo-aulas no youtube ajudaram bastante, mas deixei pra envelhecer o papel depois que terminasse de botar a forma do mapa inteira nele, pq sei lá, vai que ficasse muito ruim pra desenhar no papel com café, enfim. fiquei naquela.

Do desenho em si, só queria comentar a respeito das bússolas do mapa, que foi o mais difícil para fazer (mais até do que desenhar o contorno dos territórios do nosso planeta), pq eu tinha que alinhar as bússolas, para elas se encontrarem, e dar um certo tom de movimento, sentido, direção, como se realmente elas tivessem falando com o espectador, mostrando o caminho, contribuindo para nossa orientação. Depois disso, o restante foi bem fluido, era questão de organizar os elementos no papel e depois cobrir com camadas de café bem concentrado, para dar o caráter de velho ao mapa.

Quando estava prestes a cobrir o mapa, percebi que dentro dos territórios faltava alguma coisa, achava que estava um pouco vazio, e depois de pensar um pouco, lembrei do mapa de O Senhor do Anéis, que era cheio de umas montanhinhas bem lindas e ressaltava ainda mais esse estilo antigo. Encontrei um mapa de boa qualidade, e pesquisei na net onde ficavam os relevos mais elevados do globo. Após isso, adicionei milhares dessas montanhinhas bem nos locais que representam as elevações do globo terrestre. Precisava ser um mapa fiél né? hehe

Finalizado isto, e depois de respirar muito pra ficar tranquilo e não cagar tudo quando fui cobrir de café, espalhei com pincel café pelas folhas, em ambos os lados, deixando secar por alguns períodos entre as pinceladas. No final, achei o resultado muito bom, e foi gratificante demais fazer o trabalho e ver a felicidade do meu amigo ao entregá-lo.

Bem, foi uma verdadeira aventura, muita ralação, muita pesquisa, muito conhecimento, saídas da zona de conforto, mão na massa com muito amor, e no final, surgiu essa produção artística, intitulada “Tribunais Históricos pelo Mundo”. Espero que vocês também gostem, e se tiver algo pra falar/comentar/perguntar estou sempre aberto!! Beijos e Abraços em todos, e até o próximo post!!

Instagram: https://instagram.com/msoutoart

Depois comentem o que acharam do meu feed!! Sempreestou a procura de feedbacks para melhorar!

#msouto #msoutoart #desenho #desenhista #pencil #pencilart #pencildrawing #drawing #arte #art #artist #mapamundi #worldmap #historical #historicalart #coolmaps #mapart #cartography #cartographyart #history

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.